O Tao de Jesus.
Os chineses dizem que sorte é fazer a coisa certa, na hora certa com a pessoa certa.
Na visão taoista significa que, estando-se em harmonia como o Tao, é possível unir, num só ato, ação certa, pessoa certa e momento certo.
A arte do " WU WEI" se poderia resumir em algo assim: Não sou eu quem faz, mas é algo em mim que faz. Ou seja, quando a pessoa errada desaparece, a pessoa certa aparece.
Voltando-nos ao ocidente, pode-se ler em São Paulo: "... Já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim” (Gl 2,19-20)."
E em Santo Agostinho: "Ama e faze o que quiseres."
E Jesus em Mateus 18: "E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles. E disse: “Com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Portanto, todo aquele que se tornar humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. "
Sergio Condé ........................................ I CHING: Hexagrama 25 - A Inocência
" Quando o movimento segue a lei dos céus, o homem se torna inocente e sincero. Sua mente permanece natural e autêntica, não sendo obscurecida por reflexões ou por segundas intenções. Pois sempre que surge um propósito consciente, a autenticidade e inocência da natureza se perdem. A natureza que não é guiada pelo espírito não é verdadeira, degenerou-se. Partindo da ideia da naturalidade, o hexagrama prossegue e abrange também as noções do inesperado, não-intencional.
O homem recebeu do céu uma natureza essencialmente boa, para guiá-lo em todos os seus movimentos. Entregando-se a esse princípio divino dentro de si, o homem alcança uma inocência incontaminada. Ela o conduz ao bem com certeza instintiva e livre de intenções ulteriores de recompensa ou vantagem.
Confúcio comentava a respeito: "Onde irá aquele que se afasta da inocência? A vontade e as bênçãos dos céus não acompanham seus atos".
Comments